terça-feira, 20 de janeiro de 2009
A Linha Internacional de Data - parte 1
Esta aí em cima - cruzando em ziguezague o globo terrestre - é a Linha Internacional de Data, uma convenção adotada por todos os países do mundo. Localizada no meridiano 180˚ a Linha Internacional de Data - também conhecida como Linha de Mudança de Data, é uma fronteira imaginária entre o hoje e o amanhã, determinando onde começa e termina cada dia.
Imagine que hoje, 20 de janeiro, você esteja cruzando o Pacífico no sentido oeste, indo de San Francisco a Tokyo. No exato momento em que seu avião cruzar a Linha Internacional de Data você estará no dia 21. No trajeto inverso indo para o leste (Tokyo - San Francisco) realizado na mesma data, você "ganharia" um dia, retrocedendo até 19 de janeiro.
É complicado, prezado leitor...
Uma daquelas coisas que você pode até tentar entender, mas vai tentar explicar...
Quando as grandes expedições marítimas de circunavegação tiveram início não tardou-se a perceber uma disparidade de datas entre as anotações dos viajantes e o calendário no ponto de origem - sempre da ordem de um dia. Foi a partir da expedição pioneira de Fernão de Magalhães que estabeleceu-se o "paradoxo da circunavegação".
A epopéia do português Fernão de Magalhães teve início em 20 de Setembro de 1519 quando ele partiu da Espanha com uma esquadra de cinco naus e uma tripulação de 234 homens. A expedição retornou à Espanha com apenas 18 tripulantes na nau Victoria que aportou em Sevilha no dia 06 de setembro de 1522, completando a primeira circunavegação do globo terrestre.
Fernão de Magalhães não estava entre os 18 remanescentes. Havia sido morto em combate na ilha de Cebu, nas Filipinas, em 27 de abril de 1521.
Quando o que restou da tripulação chegou à Espanha, constatou-se que um dia a mais tinha sido transcorrido: para os marujos era quarta-feira e em terra já era quinta-feira.
Como o passar dos dias a bordo era anotado precisamente a cada nascer do sol algo muito esquisito - sem dúvida diabólico, teria acontecido. Foi designada uma delegação oficial para apresentar a questão ao Papa Adriano VI que, obviamente, não entendeu nada.
Como Fernão de Magalhães fez sua viagem ao redor do globo na direção oeste, acabou demorando um dia a mais. Se tivesse rumado para o leste, como Phileas Fogg, teria "ganho" um dia, chegando antes em relação à data estabelecida no ponto final da circunavegação.
Aliás este foi o fator determinante que possibilitou a Fogg conseguir completar sua viagem no prazo estabelecido e ganhar a aposta de 20.000 libras. Como ele foi para o leste, acabou tendo um dia a mais em relação ao calendário de Londres. Na verdade, Phileas Fogg acabou tendo 81 dias para completar sua volta ao mundo em 80 dias.
A necessidade de se determinar um marco inicial para "começar" cada dia motivou a criação da Linha Internacional de Data. Inicialmente traçada no ano de 1900, a linha mudou algumas vezes até chegar ao desenho atual (no topo da página).
Juro que vou tentar explicar isso melhor.
Amanhã. Agora vou ver a posse do Obama.
Vale a pena ver de novo!
Relato de uma viagem à Costa Oeste dos EUA - capítulo 6
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Achei muito curioso aquele desvio que parece um martelo. Ainda bem que você vai explicar amanhã.
ResponderExcluirConheço a Linha Internacional de Data, estou adorando esse mergulho nos estudos.
Como os grandes desbravadores!
Ou como os destemidos, tal qual Phileas Fogg.
No trailer que vi no outro post, o narrador chama David Niven de "heroe of heroes". Discordo.
Hoje "heroe of heroes" é Obama.
Fiquei muito emocionada o dia todo, quando andaram pela avenida até me arrepiei.
Chorei com a Aretha Franklin.
E os bailes?
Presidente americano tem que saber dançar. Amei!
É isso, estamos numa nova Era, e a hora é agora.
Meu querido, como disse Stella, sua viagem já começou.
Pra voltar é preciso partir.
"...for the world has changed, and we must change with it!" B.H.Obama
Lots of hope and love
Teu blog é o maximooo!!! Claro que não vai dar pra ler tudo hoje, mas já tô devorando os primeiros posts e adorando. Que delícia de texto, maravilha de projeto. Depois comento devidamente. =)
ResponderExcluirkiti vai ver se to la na esquina e sai do blog vaiii!!
Excluiruma linha que faz o oceano. o dia que passou
ResponderExcluire dia que estamos.
imagine um navio passa no oceano pacífico.
ResponderExcluirnão existe uma linha reta de antártida perto
ResponderExcluirde nova zelandia até o pólo norte.
é uma linha curvada que vai esquerda e direita Rússia e alasca perto de pólo norte.
cada dia,cada hora, é um dia que estamos e
um dia antepassado. a sigla AM significa antes de meio-dia e PM depois de meio-dia. tem fusos horários que são horário mundial.
aqui no brasil o ano 1500 já era.
ResponderExcluiré um ano muito antepassado.
foram 510 anos desde o descobrimento do brasil.
essa aposta é aqui no brasil é nove horas e cinquenta e oito minutos da manhã e no tóquio
ResponderExcluiré dez horas e cinquenta e oito minutos da noite.
no tóquio é dez horas da noite.
ResponderExcluirgostei!!!
ResponderExcluir