domingo, 4 de janeiro de 2009

Lista de tarefas para o ano que começa - parte 3

7 - Estudar, ler, planejar e arrumar tempo para tudo isso.
Este tempo meio morto de começo de ano, ressacas e celebrações sem fim, não passa de uma armadilha. A vida é trânsito, é dia útil, não é domingo. E desde o Natal tudo parece um domingão só. Estou formando uma pequena bibliografia obrigatória, inicialmente livros sobre os continentes (está para chegar um de mais de 1000 páginas sobre a África) e posteriormente sobre os lugares específicos que acabarem ficando na rota definitiva. Adicione mais algumas milhares de horas na Internet, e você está pronto para partir.
Lindo, né?
Só não sei como conciliar isso com a necessidade básica de ter que ganhar dinheiro para viver, e o tempo que cada uma das atividades remuneradas na área em que atuo pode tomar. Aliás, este blog começou há apenas quatro dias e já me sinto um escravo dele...

8 - Arumar parceiros para transformar essa loucura toda em um projeto viável dentro do modelo de obtenção de recursos vigente no Brasil: entrar em editais, leis de incentivo, concursos públicos, enfim todo um mar de burocracias coalhado por uma lógica própria que muitas vezes foge à compreensão de simples mortais como eu.
Essa é a questão: idéia, qualquer mente vulgar é capaz de ter.

9 - Conhecer a Amazônia.
Eu acho incoerente querer fazer uma viagem pelo mundo todo sem conhecer minimamente meu próprio país de origem. Eu morei em Manaus quando tinha um ano de idade e meu pai trabalhava na construção da famigerada Transamazônica. Fiquei lá por muito pouco tempo e não tenho absolutamente nenhuma lembrança da região.
Em uma viagem onde existe a pretensão de conhecer alguns dos principais marcos naturais e geográficos do planeta é fundamental - até mesmo para efeito de comparação - ter algum conhecimento da região amazônica. Vou pegar uma passagem baratinha para Manaus e ficar lá alguns dias.




10
- Acabou a lista (ufa!!).
Se alguém quiser dar alguma sugestão, por favor deixe um comentário. Quem sabe a gente não acaba aumentando ainda mais isto aqui...


11 comentários:

  1. ao menos vc já conhece campina grande; marco geográfico imprescindível do nosso país... terra dos tresloucados cabeças-de-bagre... falta o pantanal e a subida ao dedo de deus; já aprendeu a se virar com o ar rarefeito?

    ResponderExcluir
  2. e as escrituras rupestres de Piri-Piri, lá no Piauí?
    Alto lá, mas toda viagem requer mapas, roteiros, lógica e coração.
    A Amazônia é encontro com Deus (minha experiência), fundamental estar na sua trilha.
    Quem sabe você começa por lá e depois desce para nossos países hermanos?
    Partir, não importa para onde...

    ResponderExcluir
  3. sugiro procurar parceiros também em outros lugares do mundo. tipo, ir formando uma rede de parceria internacional. isso não só pode te ajudar a se movimentar nestes países como também, quem sabe, pode ser uma fonte de grana também. aquele modelito ONG, saca?

    ResponderExcluir
  4. Ana,
    acho que você não entendeu. A Amazônia será visitada ainda na parte de preparação da viagem.

    "Alto lá" é um termo agressivo, repressor, quase militarista. Não deve ser usado levianamente, sob o risco de criar inimizades.

    ResponderExcluir
  5. Olá Samir. Me deparei com seu blog e achei seus planos fantásticos! Sou louca prá fazer isso também, mas, até o momento, sem um propósito material específico além de conhecer e ampliar... a visão, as possibilidades, a alma.
    O curso de mergulho já está na minha programação de janeiro/2009... desde maio/2008... eu, uma claustrofóbica sem causa aparente... a dieta, essa nunca saiu da pauta!
    Por enquanto, te acompanho por aqui!
    Feliz 2009!
    Abs.

    ResponderExcluir
  6. Letícia, obrigado pelo comentário.
    Você sabe de algum curso de mergulho? Tem algum pra indicar?

    ResponderExcluir
  7. Bom.
    Todo projeto é uma viagem... e toda viagem começa numa decisão.
    A sua está tomada, portanto você já está viajando (sem dubiedade).
    A única coisa boa que faço é lidar com as palavras, nesse caso, amigo, conte comigo para fazer uso delas, em revisões, textos, projetos (parte escrita), enfim, onde elas puderem ajudar no seu projeto...
    Fora isso, a certeza do seu sucesso, mas volte a tempo de ver a minha peça (meu projeto de 2009). Não deixa de ser uma viagem também.
    Beijos e um 2009 duca.

    ResponderExcluir
  8. Samir,
    li seu post e entendi sua necessidade de fazer um breve e anterior reconhecimento pela Amazônia.
    Apenas imaginei que frente a tantas tarefas a serem cumpridas, talvez essa pudesse se encaixar em sua rota. Mas não foi um conselho, apenas um devaneio.
    Acho que você não entendeu o "alto lá". Na minha terra esse termo é uma brincadeira usada coloquialmente, sem nenhuma conotação agressiva, muito menos agressora. Longe de mim criar inimizades...nem é da minha natureza, e você que me conhece tão bem, sabe disso....

    ResponderExcluir
  9. "Agressora" não, "repressora"...você não acha isso.
    Mais uma vez invoco nossa intimidade.....justo eu, que antes de mais nada pedi proteção ao seu anjo da guarda??!!
    Você sabe muito bem que pode contar comigo, que sempre estarei ao seu lado.
    Posso ajudar em muitas coisas, inclusive arrumar a mala. Aliás, essa deveria estar em sua lista de tarefas - aprender a fazer a mala - uma vez que você terá que refazê-la várias vezes nos outros 364 dias do ano!
    beijo beijo

    ResponderExcluir
  10. Olá Samir, um amigo meu, mergulhador, esquecendo que há muito já não moro no Rio, me passou esse endereço: http://www.sottomare.com.br
    Prá mim não deu (vou de outra, aqui em Vitória/ES mesmo), mas acho que, no final, o esquecimento dele teve um propósito e uma aplicação prática! Boa sorte prá nós (que vamos superar um medo e deixar ele láááá em 2008).
    Abs.

    ResponderExcluir
  11. Concordo com sua intenção de visitar amazonia. Algumas dicas: 1. Amazonia não é um lugar, ou pais, nem região, e muitos regiões, paises, regiões. Imagine chamando a bacia do Rio Danubio, A Danubia! A bacia abrange Romenia, Hungria, Austria, Alemanha, Suissa, Polonia. Amazonia e MUITO maior, não é só Brasileiro. Tem Amazonias bolivianas, peruanas, equatorianas, colombianas, venezuelanas, e guianas. 2. Amazona e legal, mas e deficil ver. Vai de barco de Belém para Manaus. O barco e o melhor maneira viajar na Amazonia, tanto brasileira, peruana etc… 3. Viage pelas outros rios, como Xingu e Tapajos antes que as barragens de Edison Lobao estão erguidos e o fluxos livres destest rios majesticos acabam.

    Abraços, Jeb

    ResponderExcluir