sábado, 7 de fevereiro de 2009

O fator Europa

Os poucos que acompanham este blog sabem que a rota desta viagem de volta ao mundo, após um início intenso e claudicante pelas Américas do Sul e Central, adentra o vasto continente norte-americano. Em seguida, uma vez concluído todo o período pelas três Américas, inicia-se a fase européia do projeto.

Viajar pela Europa é diferente de viajar por qualquer outro continente devido à quantidade e variedade de países e culturas separados por diminutas distâncias, além da disponibilidade quase infinita de opções de deslocamento entre eles. Outro fator que deve ser levado em conta é o intenso fluxo de viajantes de todas as partes circulando pelo velho mundo, o que pode vir a ser um manancial de dicas e sugestões para a complexa metade final desta viagem que engloba a Ásia, Oceania e África.

Escapando do caráter cartesiano da rota pelas Américas, com datas marcadas de chegada e partida em cada uma das localidades visitadas, o périplo pela Europa será muito mais "free style", com uma data de chegada e - dois meses e meio depois, uma data de saída do continente. Já está definida a data fatídica em que deixo a Europa: 30 de junho de 2010, exatamente no meio do ano. Neste dia, em Moscou, embarco no Expresso Trans-Manchuriano rumo à Pequim.

Seguindo este raciocínio, para dispor de dois meses e meio para a temporada européia, é necessário chegar no continente em 16 de abril. Esta data acabará determinando mudanças nos planos para as etapas inicias da viagem, uma vez que a rota pan-americana está extensa demais.

É o fator Europa.

Tudo pode mudar.


2 comentários:

  1. http://www.youtube.com/watch?v=LWlgbAc3bbM

    ResponderExcluir
  2. Chegando em Nova Iorque, vem tomar um café comigo, tá? Seja lá qual for tua rota, minha casa é tua casa!


    Bjs,
    Simone

    ResponderExcluir