segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Esmiuçando a rota para a América do Sul - parte 3

Segunda-feira, 08 de fevereiro de 2010.
Estou em Lima. Vou até o Aeropuerto Internacional Jorge Chávez, onde pego um vôo direto (duas horas de duração) para Guaiaquil, a maior cidade do Equador. Fico lá até até o dia 10/02, quando embarco para o fascinante Arquipélago de Galápagos, distante 972 km da costa equatoriana.


O arquipélago de Galápagos é composto de 13 ilhas principais, 6 ilhas menores e 107 ilhotas e rochedos. A Isla Isabela é a maior de todas e tem o formato de um cavalo-marinho.

A única forma de explorar Galápagos é de barco, em cruzeiros ao redor das ilhas. A excursão padrão dura entre cinco e oito dias. Darwin esteve lá por cinco semanas, entre 15 de setembro e 20 de outubro de 1835. Essa curta temporada do H.M.S. Beagle pelo arquipélago mudou para sempre a história da ciência.


Charles Darwin elaborou a Teoria da Evolução das Espécies a partir do que viu e coletou em Galápagos, notadamente as várias espécies de tentilhões que diferem de uma ilha para a outra...


... e as tartarugas que têm cascos diferenciados por causa da vegetação específica da ilha onde vivem. Nas ilhas maiores e mais úmidas como Isabela e Santa Cruz, com vegetação predominantemente rasteira, as "tortugas" tem pescoço mais curto e seu casco mais comprido as impede de levantar a cabeça. Já nas ilhas menores e mais secas, como Española e Pinta, o alimento não está no chão. A tartaruga da foto é uma subespécie que evoluiu por milhões de anos até ter o casco mais curto e o pescoço longo, conseguindo alcançar alimento em arbustos e galhos mais altos, estando perfeitamente adaptada ao seu habitat.



Finda a excursão por Galápagos, pego um vôo para Quito no domingo, 14/02. No dia seguinte visito o Monumento a la Mitad del Mundo (foto acima) distante poucos quilometros do centro da capital e por onde passa, obviamente, a Linha do Equador.

Na quarta-feira, 17/02, parto para Bogotá, a capital da Colômbia. Uma vez me disseram (não lembro quem...) que Bogotá era um bom lugar para cortar o cabelo. Fico três dias na cidade, tempo suficiente para achar uma boa peluquería e aparar minhas madeixas. No dia 19/02 rumo para Cartagena, meu último destino na América do Sul.

Cartagena - na verdade Cartagena de Indias, para diferenciar da cidade homônima espanhola, é uma belíssima cidade colonial fortificada no Caribe, com um centro histórico cuidadosamente preservado.


O escritor colombiano Gabriel Garcia Marquez mora em Cartagena de Indias. Seu famoso romance "O Amor Nos Tempos Do Cólera" é ambientado na cidade.



Fico em Cartagena até o dia 22/02, quando parto para a Cidade do Panamá, 53 dias depois de ter deixado o Rio de Janeiro.

Como disse anteriormente, este é um primeiro estudo quase profundo para uma rota pela América do Sul. Questões logísticas, financeiras e, principalmente, o curto período de tempo disponível para este trajeto, acabarão provocando alterações.

Minha impressão é a de que alguns lugares fatalmente serão excluídos. A resolução final virá a partir de uma intrincada combinação entre o itinerário pelas Américas Central e do Norte, e a Europa.

De qualquer forma, existe um marco na metade do caminho - "um oriente ao oriente do oriente", uma Linha do Equador imaginária traçada no meio do ano, precisamente no dia 30 de junho, quando embarco na estação de Yaroslavisky, em Moscou, deixando a Europa e partindo de trem para Pequim.


Vale a pena ver de novo!
Relato de uma viagem à Costa Oeste dos EUA - capítulo 12

2 comentários:

  1. Encantada! Pela isla Isabela, os pescoços das tartarugas - que delícia de viagem!
    E que papo é esse das peluquerías? Que bizarro!
    Mesmo que tenha que cortar sua rota, não deixe de cortar suas madeixas. Volte e conte para a gente. Para mim e para sua outra cabeleireira.
    Ei! Tente saber onde é o famoso bar que o Garcia Marquez sempre frequentou: deve ter boa cerveza e um bom destilado!
    Mucho bueno!
    besos

    ResponderExcluir
  2. Uma viagem incrível! Estou me divertindo e me instruindo bastante. Associando rapidamente, me indaguei e pergunto a vc tb: - Não seria esse o estágio primitivo da girafa? Olhe bem pra foto, faz todo sentido. Fica essa pergunta no ar.rsrsrs
    Fiquei curiosa... gostei da sugestão da Ana.Qual é o querido bar de Gabito?
    Bjs e saudades dos comentários postais.

    ResponderExcluir